Mamoplastia Redutora? Você sabe o que é e como funciona?
Seios volumosos a ponto de causar dores nas costas, nos ombros ou apenas desconforto estético. Só a mulher que vive essa realidade sabe a dificuldade que é conviver com seios considerados desproporcionais para o seu biótipo.
A boa notícia é que existe solução para isso. Trata-se da mamoplastia redutora, ou popularmente conhecida, cirurgia de redução de mama.
Mas como funciona a mamoplastia redutora?
Como eu já expliquei no início do texto, a mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica para reduzir o volume das mamas.
Nessa intervenção, retiramos o excesso de gordura, tecido mamário e as sobras de pele, reduzindo assim, o tamanho e o peso dos seios. O objetivo é atingir o volume mamário proporcional ao corpo da paciente.
Certo, mas qualquer pessoa pode fazer essa cirurgia?
A mamoplastia redutora é indicada para mulheres cujo volume de mamas prejudica sua saúde e bem-estar, uma vez que o excesso de peso dos seios pode desencadear dor nas costas, no pescoço, nos ombros e problemas na coluna.
No entanto, essa cirurgia também pode ser feita por mulheres que se sentem esteticamente incomodadas com o excesso de mama, a ponto de prejudicar sua autoestima.
No entanto, é importante passar por uma avaliação com um cirurgião plástico de confiança, que verificará se a redução mamária realmente pode ser realizada, levando em consideração o estado de saúde da paciente, a espessura de sua pele e outros fatores.
Entendi. E como é a cirurgia de redução de mamas?
Bom, estando tudo certo com sua avaliação, você vai precisar realizar alguns exames de sangue e mamografia. Além disso, deve parar de tomar remédios como aspirina, anti-inflamatórios e remédios naturais, porque podem aumentar o sangramento durante a cirurgia. Caso você seja fumante, terá que abandonar o cigarro pelo menos, um mês antes.
Já na hora da cirurgia, é utilizada anestesia geral e são feitos cortes nas mamas para remover o excesso de gordura, tecido mamário e pele. As mamas são reposicionadas e reduzimos o tamanho da aréola. Após os pontos, usamos cola cirúrgica para evitar as cicatrizes.
E o pós-operatório?
Após a cirurgia, na maioria dos casos, a internação é por apenas um dia para verificarmos a estabilidade da paciente. No entanto, já em casa, o repouso exige pelo menos 4 semanas, evitando movimentar os braços, como por exemplo, elevando-os. O tronco também não deve se movimentar. É um período que você precisará da ajuda de terceiros para, inclusive, tomar banho.
É normal sentir alguma dor e é muito importante usar um sutiã com um bom suporte, inclusive para dormir. O ideal é que ele seja usado de forma ininterrupta, sendo retirado somente durante a limpeza da região. Você deve dormir apenas de barriga para cima e tomar os analgésicos indicados pelo médico, como Paracetamol ou Tramadol, por exemplo.
Os pontos serão removidos entre 8 e 15 dias após a cirurgia.
E quando vou começar a ver os resultados da cirurgia?
O resultado da mamoplastia redutora vai aparecer ao longo dos meses. Em geral, após um mês do procedimento.
Com 6 meses da cirurgia da redução de mamas você já terá uma noção melhor do resultado. Mas o aspecto final das mamas poderá ser visto só por volta de 18 meses após a cirurgia, quando os seios alcançarão o seu resultado final de tamanho, firmeza e elasticidade de pele.
A partir de que idade eu posso fazer a mamoplastia redutora?
A partir do momento que os seios já acabaram de se desenvolver. O ideal é que isso ocorra após os 18 anos de idade.
E se eu decidir ter filhos depois da cirurgia, vou conseguir amamentar?
Sim, a amamentação poderá ocorrer normalmente, apesar da retirada de boa parte das glândulas mamárias.
E a mamoplastia redutora deixa cicatrizes?
Sim, pequena, e fica nos locais de corte, geralmente ao redor da mama. No entanto, é importante frisar que o tamanho da cicatriz varia com o tamanho e formato da mama e da capacidade do cirurgião.
A cicatriz mais comum é em formato “T” invertido.
Você também sofre com o excesso de volume dos seios? Venha fazer uma avaliação!
Dr. Geyson Sarmento
Cirurgião Plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
CRM: 136.925/RQE:51460
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!