Lipoenxertia ou Enxerto de Gordura: o que é, vale a pena e como funciona?
Quantas vezes você já se olhou no espelho antes de um compromisso quando estava se arrumando e toda roupa que colocava te dava a impressão que o seu bumbum estava em falta?
Isso é um problema bem comum entre as mulheres e um dos principais motivos disso acontecer é a genética que pode não te favorecer tanto nesse quesito, mas também o estilo de vida sedentário sem atividades físicas e estímulos nesta região…
O que lhes acabam trazendo esse desconforto e desproporção em algumas áreas do seu corpo!
Porém, atualmente existe um procedimento estético que pode auxiliar neste problema e ele é a Lipoenxertia conhecida também como Enxerto de gordura.
Para quem nunca ouviu falar parece um termo estranho, mas eu irei te explicar…
O que é a Lipoenxertia (Enxerto de Gordura)?
A lipoenxertia é um procedimento no qual é realizado a retirada de gordura de determinada área do corpo, como: costas, coxas e abdômen e enxertada novamente em outras áreas que você deseja aumentar ou modelar.
Ou seja, o processo consiste em introduzir sua própria gordura retirada do seu próprio corpo em um outro local onde existe falta dela, como glúteo, face, mamas e outros com uma menor probabilidade de rejeição pelo corpo, já que o material enxertado é retirado do seu próprio organismo.
Em quais áreas do corpo posso fazer a enxertia de gordura?
E para a alegria das mulheres esse procedimento pode ser realizado nas áreas mais conhecidas e desfavorecidas de volume, como normalmente: as nádegas, mama e também no rosto e mãos, mas claro, sempre tendo o cuidado com a característica em especial de cada região do corpo.
Algumas das principais indicações são:
Nas mamas
O enxerto de gordura na mama geralmente é feito para dar volume ou deixar mais suave o resultado da prótese de silicone, deixando um aspecto mais natural, ou também para corrigir pequenas assimetrias entre uma mama e a outra.
Nos glúteos
Essa é a região onde mais as mulheres buscam para a realização do procedimento, pois ela é indicada para aumentar o tamanho dos glúteos e dar uma impressão de bumbum empinado, pelo fato da gordura ser enxertada na parte superior dos glúteos, mas essa técnica também pode corrigir assimetrias entre o tamanho das nádegas.
No rosto
Muito utilizada nessa região para disfarçar e atenuar rugas ou linhas de expressão do rosto, como é o caso do “bigode chinês”, ou até mesmo para dar volume facial.
Nas mãos
Para dar um estímulo de colágeno à área e acabar com aquelas veias saltadas que denunciam a nossa idade logo de “cara”.
Mas não são somente essas áreas aí de cima que podem receber o enxerto de gordura, essa técnica pode ser feita até para aumentar ou definir os grandes lábios vaginais.
Mas você deve estar achando que é muito difícil e complicado a realização desse procedimento, não é mesmo? Afinal…
Como é feita a aplicação da própria gordura no corpo?
Antes da realização da cirurgia, eu irei fazer todos os exames necessários e passar todas as recomendações para o pré-operatório.
Agora já falando do processo em si, a enxertia de gordura pode ser realizada utilizando anestesia geral ou peridural onde o anestésico é inserido aos poucos na região do canal espinhal.
Logo após a aplicação da anestesia é feita a marcação das áreas que será retirada a gordura e também da área que será enxertada a gordura, em seguida, o procedimento já se inicia.
Inicialmente, faço uma aplicação da solução de Klein – líquido à base de soro fisiológico, adrenalina e lidocaína – para minimizar o sangramento.
O próximo passo é iniciarmos a aspiração de gordura que será utilizada para a enxertia com um tubo fininho – chamado de cânula – que fica interligado em um recipiente onde a gordura será reservada. Nesse reservatório é feita a limpeza do material separando a gordura dos materiais celulares e sangue que, em seguida e através de microinjeções, é enxertado no local onde se pretende dar volume.
A cirurgia dura em média 2 à 5 horas, podendo ser ultrapassado esse período em alguns casos.
Mas como é o pós-operatório da lipoenxertia? Muito doloroso?
Assim como qualquer outro pós-operatório você irá sim sentir algum incômodo nas áreas onde foi realizado o procedimento, porém é um incômodo totalmente suportável e considerado leve.
Geralmente o período de internação não passa de algumas horas até no máximo 1 dia.
Porém, os primeiros 3 dias devem ser observadas mais atentamente!
Já para a recuperação, o período estimado para que você volte a ter sua rotina diária completa é de 1 a 4 semanas, dependendo também da quantidade de gordura enxertada.
Você deverá fazer o uso da cinta elástica e se manter em repouso fazendo pequenas caminhadas durante o dia para ativar a circulação e evitar possíveis problemas relacionado a falta de circulação, por exemplo, trombose.
Outro ponto importante que deve ser levado em consideração é que você deve evitar dormir em posições que pressionam a área em que foi enxertada as gorduras e evitar atividades físicas por 2 meses, pois isso evitará o deformamento dessa área.
E assim como os outros procedimentos eu irei te passar todos os remédios necessários para amenizar as dores e tornar o pós-operatório mais agradável.
E a cicatriz, ficará muito visível?
Bom, no procedimento cirúrgico são feitas as mínimas cicatrizes possíveis e em locais de pouca visualização, por exemplo, no pelo pubiano ou na região do umbigo. As cicatrizes geralmente são de no máximo 1 cm.
Já os pontos poderão ser retirados a partir do 7º dia.
E agora, veja a pergunta que você deve estar louca para saber a resposta…
Quanto tempo verei o resultado da minha lipoenxertia (enxerto de gordura)?
Logo após a cirurgia você conseguirá ver um leve resultado, porém, bem leve já que o local ainda estará inchado, mas o resultado definitivo poderá ser observado em algumas pessoas já após umas 2 ou 3 semanas quando o inchaço já diminuiu consideravelmente.
Mas com certeza, assim como as outras mulheres, ainda há uma preocupação…
A gordura pode sair do lugar ou até mesmo ser perdida após emagrecimento?
E a resposta em partes é animadora, já em outras não tanto assim!
Se a gordura for enxertada de maneira adequada as células continuarão vivas e o resultado será mais duradouro, porém, caso ocorra algum problema, essas células não irão se manter vivas e logo serão absorvidas, e assim o resultado não será definitivo.
Outro ponto importante é que se você aumentar de peso, haverá um aumento da gordura do corpo como um todo, ou seja, na área injetada também e caso você emagreça, haverá diminuição da gordura no local de enxertia também.
Mas afinal, para quem o procedimento é indicado?
Bom, a lipoenxertia pode ser realizada em mulheres que não estejam satisfeitas com a falta de volume em algumas partes de seu corpo ou até mesmo para tratar depressões trocantéricas – um desnível na parte lateral do bumbum que cria “buraco” na lateral do glúteo.
E além de ser usada como procedimento estético ela também é muito utilizada para tratar e prevenir o envelhecimento cutâneo, deformidades congênitas e sequelas de doenças como esclerodermia, lúpus eritematoso e paralisia focal unilateral.
Essa cirurgia tem um forte impacto na autoestima das pessoas trazendo mais aceitação do seu corpo.
E para quem a lipoenxertia é contraindicada?
Apesar dessa cirurgia possuir vários pontos benéficos, ela é contraindicada para pessoas que:
- Tomem anticoagulantes;
- Possuem problemas hepáticos, renais, diabetes ou problemas de colágeno;
- Possuem doenças pulmonares e cardíacas;
- Estão com um alto nível de obesidade.
Pois essas enfermidades podem trazer riscos a saúde na hora da realização cirúrgica, porém, sempre consulte o médico para saber se pode de fato ou não fazer o procedimento.
Qual as vantagens da Enxertia de gordura?
Agora que já conhece bem esse procedimento estético, chegou a hora de conhecer suas vantagens…
E uma das principais que deve ser levada em consideração é o uso do material utilizado para enxerto ser retirado do seu próprio corpo, que garante um menor risco de rejeição pelo organismo.
Mas além disso, a lipoenxertia ainda possui muitos outros benefícios:
- Ela é considerada um procedimento mínimo invasivo;
- O pós-operatório é rápido e leve, sem muitas complicações;
- A autoestima e autoconfiança é muito elevada.
Os resultados são realmente ótimos, mas não podemos deixar de falar que em hipótese alguma a cirurgia deve ultrapassar os limites da paciente para obter resultados mais visíveis.
Portanto, os resultados não serão milagrosos, mas sim muito satisfatórios.
Por isso, eu te convido agora a agendar a sua avaliação comigo clicando aqui e juntos construir não somente o seu corpo, mas sim realçar ainda mais a beleza que já existe em você.
Vamos modelar seu corpo juntos?
Clique aqui para agendar a sua avaliação e ter um auxílio para realçar ainda mais a beleza do seu corpo.
Ah, e não deixe de acompanhar meu blog e seguir meu Instagram.
Dr. Geyson Sarmento
Cirurgião Plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
CRM: 136.925/RQE:51460
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!